terça-feira, 27 de janeiro de 2015

[divulgação] SHADOWQUEST; STARGAZERY; LONEWOLF; DORSAL ATLÂNTICA; MYTNORR; SLAVES OF EVIL

Como o tempo tem sido apertado nestes últimos dias, a cave não tem trazido nada de novo. mas chegou á cave, material de bandas dos mais variados géneros. E como me tem chegado um bocado de tudo aos ouvidos, venho destacar e divulgar algumas bandas e albuns, que tenho ouvido nos últimos dias. E também bandas do passado, presente e provavelmente futuro. Mas a isso já lá irei.

 Começo por um género diferente, mas que também ouço, quando é bom. É do power metal que vos falo. Shadowquest é a banda que trago dentro deste estilo. Vindos da Suécia e no activo desde 2013, são uma banda muito interesante. Dentro do power metal em questão, não será fácil serem uma referência, onde existe monstros que continuam a largar bombas mesmo passados, 10, 15 ou 20 anos. Mas no underground podem vir a tornar-se um destaque. "Armoured IV Pain" é o album de estreia deste sexteto, lançado este ano. O album destaca-se facilmente, por ser criativo e nada chato. Quando se tem tendência a exagerar, pode-se tornar cansativo ouvir um album de power metal, ou até mesmo outro qualquer. Mas não é o caso dos Shadowquest, que espero ver num futuro próximo, largarem novos albuns, como este "Armoured IV Pain".

 Agora numa toada, mais pesado, porque isto ainda vai subir, trago heavy metal nórdico. Stargazery, da Finlândia. Com um album já lançado este ano, são um dos meus destaques. "Stars Aligned" faz deste album o segundo longa-duração do quinteto finlandês. Uma banda que curiosamente se chama, Stargazery, porque existem várias bandas, com o nome de, Stargazer e como tal já depois de terem esse nome, decidiram acrescentar o "y" no fim. Formados em 2005, este grupo trás este bom album de heavy metal com o selo da Pure Legend Records. E sem dúvida que é um dos bons albuns de abertura de ano.

Continuando um pouco por este estilo, mas numa onda mais speed/heavy, trago os veteranos, Lonewolf. Franceses de gema, este grupo, desde 2000 para cá tem deixado a sua marca, com 7 albuns de estúdio. A banda formada em 1992, lanço em 92 e 93 duas demos e em 1995 um single. Pararam então em 1996 para um interregno, e só voltaram ao activo em 2000. Paragem essa que só lhes fez bem. Em 2014, lançam o 7º longa-duração, entitulado, "Cult of Steel". É este album muito bem concebido que venho destacar. Dentro do dois registos anteriores, lançados em 2012 e 2013, apresenta um peso e uma rapidez que faz qualquer apreciador deste estilo, ficar sedento de mais. Fica o apontamento deste album dos Lonewolf e espero continuar a ver mais e bons albuns do grupo.

Mudando agora um pouco de estilo e entrando na toada, thrash, trago ums banda bem cunhecido de certeza dentro do nosso undergorund, mas que é oriunda do Brasil. falo de um speed/thrash, dos veteraníssimos, Dorsal Atlântica. Em Portugal serão muitos os apreciadores do género, que cunhecem e bem o grupo brasileiro. Banda com 34 anos de existência, com algumas paragens pelo meio, mas com muita história para contar aos netos. Discografia larga e cheia de história, do país irmão. EP´s, singles, demos, splits e albuns. São uma referência dentro do estilo, no Brasil, sem dúvida. "Imperium" é o mais recente album da banda e como já é hábito aborda, religião, sociedade e a podridão da mesma. cantado como já é habitual, em brasileiro, "Imperium" é um album á, Dorsal Atlântica, como sempre foram. Descargas por vezes bem hardcore, mas é o thrash o grande destaque sempre com muito speed obviamente.

Continuando a subir, chegamos agora ao death metal com uma banda que dá os primeiros passos, ou segundos passos e falo-vos dos Mytnorr. Banda germânica, oriundos de Stralsund, formaram-se em 2010. De forma independente, lançaram o EP de estreia em 2012, com o nome de, "Knochenthran". Abriram assim a sua discografia. Volvidos dois anos e novamente de forma independente, lançam o primeiro album de estúdio, "Todessturm". Bom album, que faz dos Mytnorr uma banda a ter em conta no panorama do death metal.

Do death metal chegam também os Slaves of Evil, vindos da Polónia, trazem "Madness of Silence" na bagagem, lançado em 2014. A banda de, Dabrowa Górnicza, que tem como membros exactamente os mesmo três membros da banda, também de death metal, também da mesma cidade, Carnage. Com Carnage apenas uma demo-promo lançada. este projeto talvez sejam uma continuação do que queriam fazer com Carnage, mas como Slaves of Evil, vão provavelmente mais longe.

Em baixo vou deixar referência de todas as bandas aqui expostas.

https://www.facebook.com/shadowquesttheband

https://www.facebook.com/stargazery

https://www.facebook.com/lonewolfdivision

https://www.facebook.com/dorsaloficial

https://www.facebook.com/Mytnorr

https://www.facebook.com/slavesofevil?fref=nf

Sem comentários:

Enviar um comentário